quarta-feira, 11 de agosto de 2021

"Mãe dos brasileiros"...

Adorada pelo povo brasileiro, tendo até mesmo sido reconhecida como "Mãe dos Brasileiros", Teresa Cristina e dom Pedro II tiveram um primeiro encontro marcado por um fato curioso.

Após o imperador ter visto um retrato em que Teresa Cristina era mostrada com uma "beleza idealizada", as expectativas de Pedro II flutuaram. Porém, a realidade foi outra quando se deparou com a mulher pessoalmente. Ele ficou insatisfeito com aparência simples da noiva, mas mesmo assim seguiu com o casamento, marcado pelo companheirismo até a queda da família imperial. 

Nascida em Nápoles, Duas Sicílias, Teresa Cristina não abandonou suas raízes, e patrocinou expedições arqueológicas, levando impressionantes itens da Roma Antiga até o Brasil.

Foi ela, também, que deu um importante passo para a imigração italiana no país, recrutando médicos, professores, farmacêuticos, enfermeiras, artistas, trabalhadores e muito mais de sua terra natal. O objetivo era melhorar a educação e a saúde pública do Brasil com mão de obra especializada.

Ela estava determinada em ser uma excelente esposa e imperatriz. Dito e feito: Teresa esteve presente em várias solenidades magnas, nas funções religiosas e até em assuntos de guerra. Ganhou um apelido patriótico, sendo conhecida como "a desvelada mãe da infância desvalida, a amparadora dos pobres e a terna mãe dos brasileiros". 

O casal teve quatro filhos, sendo um deles a Princesa Isabel, conhecida mais tarde por assinar a Lei Áurea no Brasil. Teresa era conhecida pela simplicidade, acompanhada por seu distanciamento do governo e com as questões políticas. Acabou morrendo em profunda angústia após o exílio da Família Imperial.

📸 Wikimedia Commons

Fonte na foto

sábado, 7 de agosto de 2021

Mitos e verdades sobre um Chef

As verdades e as mentiras sobre um Chef 


A melhor amiga do cozinheiro é a faca? Mentira. Prefiro as amigas que falam. A faca é apenas o símbolo de um todo.

Nossa paixão é a comida? Em termos. Temos outras, também.
 
Nossa vida é sofrida?  Meia verdade. Se for só sofrimento não é amor. Há muito esforço e suor, mas há momentos incríveis como ver uma finalização perfeita, um cliente elogiando, uma equipe satisfeita...

Enquanto todos se divertem, nós trabalhamos. É e não é. Meia verdade. Eu me divirto trabalhando, também.

Os salários são baixos? Quase sempre, mas na maioria das vezes é de alguém começando, depois melhora um tantinho. Às vezes lugares errados, público errado, estilos antagônicos. Outras vezes incompetência.

Cursos e faculdades, palestras, livros, não te preparam para a lida?  Mentira. Dão-te a base, porque sem ela a carreira fica fraca e você fica nadando muitas vezes.

Aprende-se para valer no dia a dia?  Verdade. Se terminar um dia em que não aprendemos algo novo, esse dia não valeu muito. Rotina emburrece e paralisa.

O dia é exaustivo sempre?  Quase sempre, mas ninguém reclama de estar cansado depois de fazer amor. Assim é com quem faz o que gosta.

Precisamos ser tão cuidadosos com a higiene como cirurgiões?  Verdade, mas infelizmente não é bem isso que vemos por aí.

Cozinheiros são sempre ególatras?  Quase nunca, mas muitas vezes quem venceu e está por cima passa essa impressão (Não falo de cozinheiros estrelas de TV. Esses se derem trela a todo mundo, não terão sossego nunca).

Precisamos ser atletas para aguentar o repuxo?  Verdade. É necessário uma saúde e um condicionamento físico para não ter problemas em aguentar o tranco.

Cozinheiros só sabem falar de um assunto: comida? 
Meia verdade. A maioria fala de tudo, mas acaba voltando ao assunto. É assim com nossos amores e paixões.

Existe curso que formam Chefs? Mentira. 
Ninguém se forma chefe de cozinha. Ele está chef de cozinha quando comanda uma, mas hoje em dia o título banalizou e ficou meio que sinônimo de cozinheiro. Fazer o que?

Todo chefe que aparece na tv e faz receitas simples é simplório? Quase nunca. É uma demonstração de saber não se exibir e passar conhecimentos que são possíveis de serem aprendidos por quem o assiste. Os realmente bons são assim.

É preciso uma cozinha super equipada para fazer gastronomia direito? Em termos. 
Existem preparos que só certos utensílios e instrumentos propiciam o sucesso, mas na maioria das vezes dá para se virar com o que temos.

Só pratos com apresentação esmerada são bons? Meia verdade. Apresentação é o cartão de convite à degustação, mas existem certos preparos que são impossíveis de se fazerem como esculturas de arte.

É possível ter o "seu" tempero e a sua mão no preparo e fazer disso sua marca? Verdade. 
Imprimimos nossas marcas em cada preparo. Só assim alguém se destaca, mas é preciso não alterar receitas apenas para se destacar exagerando, principalmente quando são receitas clássicas.

Chefe de cozinha só finaliza os pratos? Mentira deslavada. 
Chefe é aquele que faz de tudo na cozinha. E tem que fazer igual ou melhor que seus comandados.

Cozinheiro precisa ter barriga por que como muito? Mentira. Acontece com qualquer um quando exagera.

Cozinheiro precisa ter cara de mau, ser tatuado e falar palavrão o tempo todo? Mentira. 
Com esses programas televisivos da vida, mostrando um lado, muitas vezes, negativo, ficou essa impressão. 
A grande maioria tem educação e cultura como em qualquer profissão e convive em harmonia com sua brigada.

Cozinheiro precisa ser doido de pedra? Verdade e mentira. Um pouco de doideira faz a vida mais alegre, mais satisfatória e mais divertida, mas de maluco e médico, todo mundo tem um pouco.
Se não for focado, inteligente, culto, responsável e criativo, não será nada como chef, e vai ficar no mesmo lugar pra sempre.

Chef de cozinha e cozinheiros são sempre cachaceiros?
Bem, é complicado responder, tem alguns, mas com esse salário, não dá pra comprar muita coisa, hehe !