terça-feira, 24 de maio de 2016

Curiosidades: Você sabe qual é a origem da palavra baderna?

Palavra exclusiva do português brasileiro, Baderna quer dizer confusão, desordem e bagunça.
Na sua origem, servia para classificar os seguidores barulhentos de uma dançarina italiana que casou no Brasil, a Maria Baderna.
Ela nasceu na Itália, em 1828, na cidade Piacenza. Desde pequena estudava dança, estreando aos 12 anos, na cidade natal. Integrou a companhia de dança do teatro Scala de Milão.
Naquela época, a Itália estava ocupada pela Áustria. Marietta, era engajada na militância e fez parte de um grupo de revolucionários que decidiram não participar da vida artística enquanto os austríacos estivessem no país.
Em 1849, exilou-se no Brasil, com o pai, o médico e músico Antônio Baderna.
Marietta fez muito sucesso nos palcos, conquistando o público do Teatro São Pedro de Alcântara.
Uma mulher à frente de seu tempo, ela liderou greves e introduziu elementos do lundum (dança afrobrasileira praticada por escravos) entre os passos da dança clássica.
Em um Brasil de Dom Pedro II, sociedade conservadora e escravista, Marietta foi super mal vista. Sempre que sofria boicote, com tempo de apresentação reduzido ou cortinas que se fechavam antes do tempo, seus fãs, os "baderneiros", começavam a gritar e bater os pés.
Com seu espirito livre, ela também gostava de sair para dançar e beber.
Voltou com o pai para a Itália e morreu em 1870.
Para quem quiser conhecer um pouco mais da história: “Maria Baderna, a bailarina de dois mundos” (Record), de Silverio Corvisieri.


Fonte: as mina da história/facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário