Os sintomas de falta de cálcio no organismo, mais evidentes a longo prazo, se refletem principalmente na fraqueza dos ossos, que dão origem à osteoporose pois o cálcio é um mineral importante na formação dos dentes e dos ossos. Além disso a falta de cálcio provoca também:
- Cãibras, Pressão alta,
- Dor na coluna, Depressão,
- Irritabilidade, Nervosismo,
- Ansiedade,
- Cólicas menstruais, Unhas fracas e pálidas,
- Periodontite, Cáries, Artrite.
Estes sintomas podem ocorrer com a falta de cálcio moderada e, por isso, é possível aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como iogurte, leite, queijo, espinafre, tofu e brócolis, por exemplo, para diminuir esta deficiência. Porém, pode ser necessário fazer uma suplementação em cálcio e, por isso, é importante consultar o médico ou nutricionista.
Para diagnosticar a falta de cálcio no corpo é feito um exame de sangue, mas para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea.
Aumentar a absorção de cálcio
Para aumentar a absorção de cálcio na alimentação, pode-se também ingerir alimentos ricos em vitamina D, como peixes, leite e ovo, por exemplo, porque esta vitamina ajuda a aumentar a absorção de cálcio. Porém, um adulto saudável consegue ter no organismo a vitamina D necessária quando fica exposto à luz solar 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar, pois o organismo consegue produzir esta vitamina.
Também é importante ter um intestino saudável, porque desta forma acontece a absorção do cálcio. Além disso, é importante ter cuidado com alguns medicamentos, que podem diminuir a absorção de cálcio, como aqueles que contém colestiramina, neomicina, difenilidantoína e tetraciclina.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário