O ciclo menstrual é dividido em 3 fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. O ciclo menstrual normal dura 28 dias, mas é possível que o ciclo menstrual regular varie entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.
Ciclo menstrual irregular
O ciclo menstrual irregular é aquele em que não se sabe quando a menstruação irá vir.
O ciclo menstrual irregular é mais comum na adolescência, principalmente nos 3 primeiros anos da menstruação, logo após a gravidez e na fase da pré-menopausa devido as intensas alterações hormonais destas fases. Apesar de ser muito comum, isto deve ser comunicado ao médico ginecologista para que ele possa solicitar exames para avaliar a taxa hormonal da mulher e proceder conforme a necessidade.
As mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular podem apresentar uma maior dificuldade para engravidar porque não conseguem calcular com exatidão o seu período fértil e por isso é importante saber identificar os sinais de período fértil, como corrimento transparente semelhante à clara do ovo e o aumento da sensibilidade das mamas, e ter relações nestes dias.
Ciclo menstrual e gravidez
O ciclo menstrual é interrompido na gravidez, devido a fecundação do óvulo maduro pelo espermatozoide, durante o período fértil da mulher.
O ciclo menstrual volta ao normal, depois da gravidez, depois da mulher parar de amamentar o bebê de forma exclusiva.
Fases do ciclo menstrual
As fases do ciclo menstrual são:
Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
Fase ovulatória: dura em média 8 dias mas tem seu pico no 14º dia a partir do início da menstruação (num ciclo de 28 dias) e
Fase lútea: que dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.
A menstruação é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que ocorre, por cerca de 5 a 7 dias, todos os meses. Ela marca os anos férteis da vida da mulher, que inicia na primeira menstruação, chamada tecnicamente de menarca, e dura até a menopausa, que é quando deixa de haver a menstruação.
Hormônios do ciclo menstrual
Os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual são:
- GnRH - Hormônio liberador de gonadotropina: produzido pelo hipotálamo;
- FSH - Hormônio folículo-estimulante: produzido pela hipófise;
- LH- Hormônio luteinizante: produzido pela hipófise;
- Estrogênio: produzido pelos ovários;
- Progesterona: também produzida pelos ovários.
Inicialmente o hipotálamo produz o hormônio GnRh, que atua sobre a hipófise, levando a produção do FSH, que chega até os ovários e estimula o amadurecimento de um óvulo por mês. O hormônio FSH também estimula os ovários a produzir estrogênio, que faz com que o tecido que reveste o útero internamente fique mais espesso, para abrigar um possível óvulo fecundado, dando início a gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele será eliminado juntamente com o tecido que reveste internamente o útero, em forma de menstruação.
Estas alterações hormonais ocorrem todos os meses em todas as mulheres que estão em idade fértil.
Fonte: Tua Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário