quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Festival Internacional de Música na prefeitura


Hoje pela manhã os funcionários do Paço Municipal foram agraciados com uma bela música proporcionada pelos grandes músicos da fundacc.
 
Começou sábado (1º/11), às 20h30, o FIMC – Festival Internacional de Música de Caraguatatuba, uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e do Governo Municipal. Em comemoração ao mês do Músico, o festival promoverá até o dia 30/11 uma extensa programação gratuita em vários pontos do município. A mostra tem como objetivo contribuir com a difusão e o fomento da música instrumental, coral e de concerto na região. Durante todo o mês, alunos, professores e profissionais da área, nacional e internacionalmente renomados, poderão trocar experiências e promover a interação com o público.
Um dos destaques da programação será a participação da Companhia Maribel, da França, que apresentará música e danças folclóricas típicas da região de Perpignon. O evento contará também com apresentações, desfile de fanfarras, encontro de corais e orquestras, final do Show de Talentos, roda de viola, encerramento das oficinas culturais e master classes (aulas práticas) de violão, violoncelo e regência, entre outras atrações. As atividades têm classificação livre.
O festival será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista, Aliança Francesa, Geórgia State University, Música Mais e Associação Comercial de Caraguatatuba, com o apoio das escolas de música AMusical, E-Brasil e Festival Internacional de Regência Sérgio Chnee. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.
 
Percebendo a importância e os benefícios que a música nos traz,  resolvemos pesquisar sobre o Assunto.
Sabe aquele colega que fica de fones de ouvido com um som tocando e, às vezes, nem ouve quando é chamado? Pois é, ele pode estar ganhando muito com isso. Segundo o site CareerBliss, existem diversos benefícios em ouvir música no trabalho. A principal delas é deixar o profissional um pouco mais feliz durante a rotina.
Então, caso a empresa permita, é bom aproveitar. A publicação listou algumas vantagens da prática. Confira:
:: É terapêutico
Um grupo de pacientes pré-cirúrgicos foi escolhido aleatoriamente para ouvir música ou tomar remédios para ansiedade. O grupo que ouviu música teve menos ansiedade e níveis mais baixos de cortisol (diretamente envolvido na resposta ao estresse) do que os que foram medicados.
:: Melhora o humor: Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que as pessoas podem elevar o humor com música em duas semanas (claro que é preciso tentar gostar do que ouve). Segundo o doutor Frank Lipman, uma pausa musical é uma ótima maneira de acalmar o corpo e a mente e, assim, baixar a frequência cardíaca, o que ajuda a manter a respiração.
:: Aumenta a resistência
A música pode encorajar a chegar mais longe. Quando alguém está concentrado ouvindo as músicas do artista favorito, consegue convencer o cérebro a resistir a mais trabalho.
:: Impulsiona a produtividade
Músicas instrumentais funcionam melhor para tarefas que exijam cognição, pois evita que as informações e interpretações se acumulem. No entanto, se é um trabalho de repetição, qualquer som acelera a produtividade.
:: Melhora a memória
Existe um motivo para que as músicas tragam à tona antigas lembranças: elas são processadas em uma área do cérebro que fica ao lado da memória. Um estudo divulgado na publicação Memória e Cognição mostra que adultos aprendem uma nova língua com mais efetividade quando cantam as palavras.
Fonte da Pesquisa: Revista Pense Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário