sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PORTUGAL: CONHEÇA A CURIOSA TORRE INVERTIDA DA CIDADE DE SINTRA


Portugal é um país repleto de surpresas. De cidades históricas a vinhedos íngremes que se elevam acima do rio Douro, passando por vilarejos acolhedores e regiões litorâneas, o território luso é um dos destinos europeus mais queridos pelos viajantes brasileiros.
Na charmosa cidade serrana de Sintra, a cerca de 30 quilômetros de Lisboa, um curioso poço se tornou uma atração turística popular. Ele tem 27 metros de profundidade e fica nos jardins da Quinta da Regaleira, um belo palacete reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O piso tem a gravação de uma rosa dos ventos sobreposta a uma cruz templária (ou pátea)
Por conta dos simbolismos relacionados aos rituais de iniciação à maçonaria, o lugar ganhou o nome de "Poço Iniciático", uma espécie de 'torre invertida' que se projeta nas profundezas da terra.
O elemento terra, aliás, carrega outro significado no poço: é ao mesmo tempo o útero materno de onde provém a vida e o lugar para o qual todos voltarão um dia (nascimento e morte).
A 'torre invertida' tem nove andares que podem representar os nove círculos do inferno, do céu ou purgatório
A escadaria em espiral, sustentada por colunas, permite que os turistas desçam até o fundo da galeria subterrânea, cujo piso tem a gravação de uma rosa dos ventos sobreposta a uma cruz pátea – símbolo da Ordem dos Templários, ligada à maçonaria.
 
Ao todo, são nove patamares com referências à obra "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Os andares podem representar os nove círculos do inferno, os nove céus do paraíso ou as nove seções do purgatório. Tudo depende da direção: você pode caminhar para o abismo ou ascender aos céus.
O poço fica na Quinta da Regaleira, um dos principais cartões-postais da bela cidade de Sintra
O poço está ligado a diversos túneis que levam a outros lugares da propriedade, como a Entrada dos Guardiões, o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito.
A Quinta da Regaleira é obra do arquiteto italiano Luigi Manini. Além do poço, o viajante pode explorar as dependências do palácio, as grutas, lagos, torres, labirintos, capela e passear pelo belíssimo conjunto de jardins.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário