quinta-feira, 5 de novembro de 2015

30 anos do Esquadrão Relâmpago Changeman

 Esquadrão Relâmpago Changeman

Jap-01
Pois é. O tempo passa, voa, e a gente às vezes nem se dá conta disso. Hoje, dia 02 de fevereiro de 2015 marca a estreia de uma das séries de televisão mais populares no Brasil, o “Esquadrão Relâmpago Changeman”. Na verdade, é a estreia do programa no Japão, dando continuidade à tradição dos Super Sentai, as séries de super grupos, iniciada em 1975 com o “Esquadrão Secreto Goranger” e que continua até os dias de hoje. No Brasil, os Changeman chegaram à televisão em 1988, mas isso é assunto para mais tarde.
Produzida pelo famoso estúdio de animação e televisão Toei Company, “Dengeki Sentai Chenjiman”, como foi batizada originalmente, a série foi exibida no Japão entre 2 de fevereiro de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, pela emissora TV Asahi. Sempre é bom lembrar que os tokusatusus, as séries japonesas, têm seus episódios exibidos uma vez por semana, daí a duração de aproximadamente um ano para cada série, que geralmente conta com cerca de 52 episódios no total. No caso, a série teve 55 episódios.
changeman2
Mantendo os mesmos padrões do formato, a série dos Changeman apresentava um grupo de jovens que lutava contra as forças do mal que ameaçavam dominar nosso planeta. Eles contavam com equipamentos e armas ultra modernas, além de poderes especiais conferidos por uma estranha energia conhecida como Força Terrena, ou Terrestre, de acordo com os episódios.
A “energia maravilhosa que surge da Terra nos momentos de perigo”, conforme as palavras do Sargento Ibuki, líder dos Defensores da Terra, uma equipe responsável por defender o planeta contra ameaças alienígenas, banhou cinco agentes e lhes conferiu poderes e habilidades para que eles se tornassem os Changeman, guerreiros protegidos pelos cinco seres lendários: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix.
fanfiction-misc-outros-changeman--o-feiticeiro-447243,181120122346
Dessa forma, Tsurugi se torna o Change Dragon, Haiate se torna o Change Grifon, Ozora se transforma no Change Pégasus, Sayaka se torna a Change Mermaid e Mai passa a ser a Change Fênix. Como nas outras séries, cada um tem uma cor específica no uniforme e possui armas especiais, que unidas, se tornam a Poderosa Bazuca, capaz de destruir os monstros espaciais.
Falando neles, todos estão sob o comando do Planeta Gozma e de seu soberano, o senhor Bazzo, que se mostra como uma projeção humanóide no espaço (e que mais tarde revela sua verdadeira forma) diante da grande nave Gozma, comandada por Giluke e seus asseclas, o pirata espacial Buba, a terrível Shima, o navegador Gatha e o estranho Gyoday, capaz de transformar os monstros em gigantes.
changeman3
O Império Gozma se aproxima da Terra e quer incorporá-la à sua coleção de estrelas e planetas dominados. Para isso, os agentes enviam monstros espaciais, naves e os soldados Hidler, criaturas medonhas que ajudam nos ataques, mas que na verdade, acabam sendo destruídos em todos os episódios pelo Esquadrão Relâmpago.
Ao longo da série, outros personagens importantes vão aparacendo, de ambos os lados, como a cruel e ambiciosa Rainha Ahames, uma aliada e ao mesmo tempo rival do Comandante Giluke, a pirata Jil, o grande amor de Buba, o dragão espacial JanGeran e o Trio Monstro de Ahames, tudo isso do lado dos vilões. Para ajudar os heróis, há a garota superinteligente Nana, o anjo Sakura e a família de Gatha, Zôle e Wallage.
changeman_05
Diferente de algumas séries anteriores e principalmente do que vem sendo feito hoje em dia, “Esquadrão Relâmpago Changeman” apresentava histórias emocionantes e até mesmo dramáticas, já que os personagens encontravam-se diante de dilemas e em alguns casos, precisavam fazer grandes sacrifícios em nome de sua missão. São clássicos os episódios “O anjo do planeta Merill”, “Avante Pégasus” e “O príncipe das estrelas”. Mas também haviam episódios divertidos e engraçados como “O metaleiro espacial” e “As mulheres vampiras”, este último com um dos melhores monstros espaciais, o Drácula, que era uma espécie de morcego que chupava o sangue de suas vítimas com uma espécie de canudo. Será que foi daí que os Cullen tiveram a ideia de beber sangue em copo de milk shake?
Todos os episódios eram recheados de ótimas sequências de combate, já que os dublês eram muito bons nas coreografias de luta e na concepção visual dos personagens, principalmente, os vilões e monstros espaciais. Buba, por exemplo, é na minha opinião, o melhor vilão dessas séries que passaram por aqui e apesar de ser um escravo de Gozma, revela-se um ser nobre, principalmente, em seus momentos finais, após um combate épico contra Change Dragon ao som da “9ª Sinfonia de Beethoven”. Uma das sequências mais incríveis de todo o seriado.
fanfiction-series-tv-dengeki-sentai-changeman-changeman--a-batalha-do-amor-457431,301120121443changeman-1L
Outros pontos que se destacaram na série, também em sua reta final, foi a revelação do segredo de Ibuki, que se mostrou bem mais do que um sargento linha dura, e a transformação de Giluke no Super Giluke, um terrível inimigo. Aliás, Giluke passou por diversas fases ao longo da série: foi o comandante de Gozma, um espírito fundindo-se a um monstro espacial, o Super Giluke e até mesmo, um monstro.
“Esquadrão Relâmpago Changeman”, como escrito anteriormente, chegou ao Brasil em 1988, primeiramente em vídeo pela Everest, empresa de Toshihiko Eagashira, licenciante original do programa, assim como de outras séries, e após algum tempo, exibida pela Rede Manchete, marcando o momento do retorno das séries japonesas ao nosso país, que já havia tido um período de sucesso nos anos 60, com seriados como “Ultraman” e “Nacional Kid”. Tornou-se sucesso imediato, “batento” índices de audiência de programas como “Xou da Xuxa”, que era o mais popular entre as crianças na época.
changeman_13
Me lembro de estar trocando de canal na televisão, quando me deparei com cinco personagens coloridos pilotando suas motos. Era o final do primeiro episódio da série e no dia seguinte, assisti ao segundo episódio, me tornando fã logo de cara daquela série que eu nem sabia direito o que era. Foi o início de uma era para minha vida de nerd, quando eu comecei a acompanhar as aventuras, que depois de um tempo, ultrapassaram as barreiras da T.V. E ganharam as páginas das revistas em quadrinhos, álbuns de figurinhas, brinquedos, discos e uma infinidade de produtos que povoaram as mentes das crianças da minha geração.
Além disso, muito do que eu acabei me tornando como fã de super-heróis e consequentemente, apreciador dos temas fantásticos que inclusive me fizeram escrever sobre isso em mídias como meu blog Interocitro, se deve às emocionantes e empolgantes aventuras dos Changeman e de tudo o que veio com elas.
Changeman
Outra incrível lembrança da época em que assistia aos episódios eram os bonecos de papel de monstros e heróis que eu fazia nos recreios da terceira série e em casa. Criava com eles minhas próprias histórias e personagens que não existiam na série. Isso ajudou em muito para que eu melhorasse meu talento em desenhar, uma paixão que sempre tive e que jamais se perdeu com o tempo. Ainda hoje, crio os meus personagens e imagino aventuras para eles.
Certamente, em milhares de crianças, esses sentimentos e experiências foram criados com a série. Além disso, o programa gerou mais uma era magistral na cultura do país, já que foi nessa época que a Álamo, um dos mais tradicionais estúdios de dublagem teve seu auge, com as vozes que ficaram eternizadas para os fãs de tokusatsus. Grandes nomes da versão brasileira passaram pelos estúdios da empresa, comandados pelo saudoso e brilhante dublador e diretor Líbero Miguel, que soube como poucos, escolher as vozes que mais se identificavam com cada personagem. A lista dos dubladores será apresentada ao final deste artigo, como forma de homenagear cada um desses profisisonais que conferiu alma, emoção e vida aos personagens que adorávamos ver na televisão.
dengeki_sentai_changeman_by_blakehunter-d46j5vo
Há 30 anos atrás uma série de televisão se tornou um marco de audiência no Japão e uma referência para todos os programas que vieram após sua exibição. No Brasil, o sucesso foi o mesmo, se é que não foi maior, já que ainda não havíamos visto um grupo de heróis combatento as forças do mal em defesa de nossas vidas e de todas as vidas do universo.
Com alto conteúdo militar e valores morais acima de tudo, o Esquadrão Relâmpago Changeman surgiu para nos mostrar que a amizade, o companheirismo e principalmente, a coragem nos torna vencedores em todos os momentos de nossa vida.
Como dizia a tradução da canção-título: “QUERO SER SEMPRE, CHANGEMAN! TEM QUE SER SEMPRE, CHANGEMAN!”
VAMOS CHANGE!
Changeman_arsenal
Elenco de Dublagem:
Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário