Secretaria de Saúde oferece a população masculina de Caraguá palestra, exames e orientações de como prevenir a doença
No mês em que se instituiu o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, todas a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguá terão programação especial para orientar o público masculino na prevenção e tratamento da doença.
A campanha Novembro Azul foi criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2012. O objetivo é oferecer informações para que o homem mude hábitos e quebre o preconceito de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), no país.
Prevenção - A próstata é uma glândula exclusiva dos homens, localizada na parte baixa do abdômen, que envolve a porção inicial da uretra, tubo onde a urina é eliminada. Produz cerca de 70% do sêmen e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês). Os especialistas afirmam que o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue (PSA) ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
A prevenção inclui também uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Evitar álcool e cigarro e praticar 30 minutos diários de atividade física, igualmente, também são fundamentais na prevenção da doença.
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
Confira a programação da UBS mais próxima pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br
fonte: site da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário