Dicas e Curiosidades

Tenho a alegria de divulgar  mais um espaço aqui no blog. Isso mesmo!!! Agora vou compartilhar minhas aventuras, curiosidades e dicas interessantes sobre os mais diversos assuntos de culinária.

Como primeira curiosidade vamos falar se Sushi & Sashimi e desvendar o que tem de melhor e mais gostoso da culinária japonesa.


Nessa página vou revelar que o Sushi tem sido uma paixão na minha vida, da minha noiva e de meus amigos. Desde que descobri os sabores dessa iguaria, não tenho contentado-me apenas em visitar bons restaurantes e experimentar a variedade de sushis que podem ser encontrados hoje por aí. Eu quero mais!!! Por isso, que no último mês, fui fazer um curso de sushi presencial, na cidade de Mogi das Cruzes, para então,treinar em casa e compartilhar cada detalhe com meus leitores.


Nessas minhas aventuras,antes de fazer o curso presencial, já conseguia fazer muita coisa. Inclusive, comprei meu primeiro salmão fresco, levei para  casa e aprendi, através de vídeos no YouTube, a fazer o sashimi, o niguiri, hot holl, entre outros. É claro que não tinha a mão de um Sushiman, mas me divertia muito em descobrir, experimentar e, realmente, fazer.

Se tiver algo que queira compartilhar conosco através de um post, entre em contato. Ficarei muito feliz em compartilhar também a sua experiência.
 Então, vamos às dicas!!! 

Como preparar arroz para sushi

Breve introdução sobre a história do Arroz

O arroz é um alimento nutricionalmente riquíssimo: possui fósforo, ferro, antioxidantes, vitamina E e vitaminas do complexoB.
A china foi o primeiro país do mundo a praticar a rizicultura, devido à concentração de fatores favoráveis, como o clima.
No Japão, a fase de implementação de métodos de cultivo de arroz, começou durante o período Yayoi mas foi no período Edo que o arroz passou ser utilizado junto com o Vinagre.
Já no Brasil a rizicultura teve início em meados do século18 e a primeira exportação de arroz ocorreu em 1773, com arroz produzido no Pará.
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil é o nono maior produtor mundial sendo sua produção distribuída nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.

Como preparar arroz para sushi

Preparar o arroz para sushi parece ser uma coisa complicada, percebo que muitos alunos têm dificuldade na preparação. No entanto, para a preparação ideal basta um pouco de atenção durante o preparo e muita prática.
60% da qualidade do sushis está na boa preparação do Shari. 40% se dá a qualidade dos insumos e sua elaboração.
Vou explicar detalhadamente como preparar o arroz para sushi de forma clara e objetiva.

1) A escolha certa
Primeiramente você deve escolher um arroz Tipo Japonês. Aqui no Brasil encontramos várias marcas, entre eles o Momiji, Guin, Mirokumai, Hirabi entre outros.

2) A medida
Para preparar o arroz para sushi você vai precisar de uma medida. Sempre utilize algum objeto como medida.
Vamos utilizar como objeto de medida o copo americado.

3) Retire as impurezas
Depois que você escolheu o arroz certo, colocou a medida é hora de “limpar o arroz”. O Arroz tipo japonês é rico em amido e por esse motivo precisamos retirar o excesso.
Coloque o arroz numa panela grande e encha de água. Dê uma boa mexida com as pontas dos dedos (para que não danifique os grãos). Repita esse procedimento até que a água fique transparente. Após retirar as impurezas escorra a água.

4) A Preparação
Depois que você retirou as impurezas é hora de levar o arroz tipo japonês ao fogo. Vamos para os exemplos:
Vamos para o exemplo 1   ( Utilizando uma panela convencional ): Se você utilizar 02 copos americano de arroz você vai precisar utilizar 3 copos americano de água.
Vamos para o exemplo 2  ( Utilizando uma panela elétrica ): Utilize a mesma medida de arroz para água.
Passo a passo: Coloque o arroz numa panela, acrescente a medida de água e deixe no fogo médio por 08 minutos. Quando levantar fervura deixe no fogo baixo e espere cozinhar por completo.
Depois que o arroz cozinhar por completo deixe-o descansar por 10 minutos.

5) Preparando o Shari
O Shari é o arroz temperado para sushi. Depois que você preparou o arroz para sushi (dicas acima) e preparou o Molho Su é hora de finalizar a preparação do Shari.
Depois que o seu arroz tipo japonês estiver pronto é hora de transferir para um recipiente de madeira (hanguiri) ou de plástico.
 

Quantidade de Molho Su para determinada quantidade de Arroz: Para cada 01 quilo de Arroz cru, você vai utilizar 100 ml de tempero de Sushi.

Modo de Preparo: Primeiramente você precisa deixar o arroz descansar por aproximadamente 15 min. Depois desta etapa você vai transferir o arroz para um recipiente.  Logo Acrescente o Molho Su e misture suavimente em todo o Arroz com uma colher de madeira. (A colher de metal pode reagir em contato com o molho Su).

Repita o procedimento até que todo o arroz esteja temperado.

Depois pegue um pano úmido e deixe o arroz coberto. Assim que o arroz esfriar ele estará pronto para a sua utilização.

Divirta-se!

Em breve colocaremos aqui mais dicas interessantes...

Werley Fernandes


fonte/foto/divulgação: Chef Hiro Ozono  - http://www.sushibilidade.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário