terça-feira, 10 de outubro de 2017

Veja 10 plantas muito perigosas para os bichos de estimação

Getty Images

Um vasinho pode representar um risco maior do que você imagina para seu animal. Algumas plantas ornamentais encontradas em ambientes internos e jardins são tóxicas para cães e gatos. Elas causam efeitos que vão desde vômito e diarreia até o câncer. Conheça as espécies mais perigosas e mantenha seus bichos a salvo. 

Fontes: Harald Brito, veterinário da Associação Brasileira de Medicina Veterinária, e o guia "Plantas Tóxicas mais Comuns na Cidade de São Paulo", da Faculdade de Medicina Veterinária da USP

Getty Images

1

Comigo-ninguém-pode

Ela até pode ser bonita, mas é também extremamente perigosa para animais. Qualquer parte da planta pode fazer mal, seja se o bicho comer ou apenas encostar nela, causando irritação da pele, vômito, diarreia e até asfixia.

COMPARTILHEGetty Images

2

Espada-de-São-Jorge

Diz-se que ela traz prosperidade. Mas independentemente da crença popular, ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração nos animais de estimação. Isso porque irrita a mucosa e provoca salivação intensa.

COMPARTILHEGetty Images

3

Avenca

Esse tipo específico de samambaia representa um risco silenciosos para seus cães e gatos. Ela não causa efeitos imediatos, mas seu consumo prolongado por causar câncer de bexiga. Por isso, é importante não deixar que eles comam suas folhas e brotos.

COMPARTILHEGetty Images

4

Violeta

As sementes e o caule dessa florzinha são um perigo para os bichinhos. Em grande quantidade, elas podem causar vômito, diarreia, problemas circulatórios e respiratórios.

COMPARTILHEGetty Images

5

Antúrio

É perigo por completo. Suas flores, folhas e caule podem causar inchaço dos lábios, boca e garganta, além de edema da glote, responsável pelo movimento de engolir. E isso pode levar a salivação excessiva e asfixia do seu bichinho.

COMPARTILHEGetty Images

6

Bico-de-papagaio

Comer ou ter contato com ela pode fazer mal aos pets. A ingestão pode causar uma intoxicação alimentar, com vômitos e diarreias. E se o bicho tocar nela, pode ter lesões na pele e até conjuntivite.

COMPARTILHEGetty Images

7

Lírio e Lírio da paz

Beleza não é tudo. Todas as partes do lírio são perigosas para os animais e podem causar vários problemas de irritação nos olhos e boca, dificuldade para engolir e até respirar. Em casos mais graves, pode levar a problemas nos rins e neurológicos.

COMPARTILHEGetty Images

8

Coroa de Cristo

Outra que pode fazer mal através da ingestão ou na pele. Seus principais efeitos nos animais são inchaço, dor e vermelhidão.

COMPARTILHEGetty Images

9

Espirradeira

Tem substâncias em todas suas partes que podem causar arritmia, vômito, diarreia, falta de ar, paralisia e até coma e morte. Esses sintomas podem aparecer em até 24 horas depois da ingestão.

COMPARTILHEGetty Images

10

Maconha

Apesar de ilegal, ela está presente em muitos lares e age direto no sistema nervoso central dos bichos. Os sintomas podem ser de depressão, falta de coordenação motora, desorientação e coma. Além disso, pode fazer com que os pets fiquem incomodados com a luz.

COMPARTILHE

Fonte/Créditos/ Divulgação: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário