sexta-feira, 25 de março de 2016

Você sabe o significado da Páscoa e a origem dos ovos de chocolate ?

1. A Páscoa é a celebração da ressurreição de Cristo, três dias após sua morte, conforme o Novo Testamento. É o mais antigo feriado cristão e o dia mais importante do ano eclesiástico.
2. A festa surgiu cerca de 1.400 anos do nascimento de Jesus para celebração da primavera - no hemisfério norte - por pastores nômades.
3. Por volta da metade do século 2, a celebração foi integrada aos ritos cristãos representando a ressurreição de Jesus Cristo.
4. A palavra "Páscoa" chegou ao português através do latim e, antes do grego "pascha", no sentido de pastagem ou alimento, por ser o momento de terminar o jejum da Quaresma.
5. Outra explicação para a origem da palavra é o hebraico "pesach", que significa passagem. Esta associação é feita pela coincidência de datas das celebrações de cristãos e judeus.
6. Para os judeus, a Páscoa, ou Pessach, comemora a fuga dos hebreus do Egito.
7. A tradição do coelhinho da Páscoa chegou à América no século 18, vinda da Europa, onde o símbolo era uma lebre. O coelho representa a fertilidade.
8. Cristãos do ocidente e o oriente comemoram a Páscoa em épocas diferentes, porque o cristianismo oriental é baseado no calendário juliano, e o ocidental considera o calendário gregoriano.
9. A Páscoa é uma festa móvel comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio da primavera no hemisfério norte, variando entre 22 de março e 25 de abril.
10. O lírio branco é a flor símbolo da Páscoa por representar a ressurreição.
11. A tradição dos ovos de Páscoa vem de antes da incorporação da data como evento religioso. Em muitas culturas, as pessoas trocavam ovos como símbolo do renascimento.
12. O ovo também já foi associado a um túmulo vazio, lembrando a ressurreição.
13. Originalmente, os ovos de Páscoa eram ovos de galinha vazios e pintados com corantes naturais, como casca de cebola e flores.
14. Reis europeus costumavam dar de presente ovos de porcelana decorados com ouro e joias. A partir de 1885, a família imperial russa passou a presentear com ovos de metais preciosos que continham esculturas em miniatura em seu interior, criados pelo joalheiro Peter Carl Fabergé. Hoje, as peças de Fabergé são consideradas joias raras.
15. Mais tarde, os franceses começaram a rechear os ovos de galinha com chocolate, e o recheio acabou se tornando mais popular que a casca.
16. Os ovos totalmente feitos de chocolate surgiram no final do século 19.
17. Um estudo mostrou que 76% das pessoas que comem um coelho de chocolate começam mordendo as orelhas. 5% começam pelos pés, e 4% mordem primeiro o rabo do coelho.
18. Em 2014, o Brasil produziu 80 milhões de ovos de Páscoa, consumindo cerca de 20 mil toneladas de chocolate.
19. Em 2016, os fabricantes esperam vender 100 milhões de ovos no país.
20. O Brasil é o segundo maior consumidor de ovos de chocolate, perdendo apenas para os Estados Unidos.
21. Por questões de mercado, um quilo de ovo de chocolate pode custar de 5 a 8 vezes mais que o produto equivalente em barra.


Fonte/divulgação: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/bol-listas/2016/03/24/21-curiosidades-sobre-a-pascoa---e-ovos-de-chocolate---para-voce-se-lambuzar.htm?mobile&imagem=13



Nenhum comentário:

Postar um comentário