terça-feira, 14 de junho de 2016

Um pouco da história do Brasil...


Não, o Brasil não foi colônia de Portugal até a proclamação da República, caro leitor que faltou às aulas de história. Deixamos de sê-lo em 1815, quando fomos elevados à condição de reino pelo Rei D. João VI, então Príncipe Regente de Portugal. Esse Estado ficou conhecido como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e durou até 1822.
Com a vinda da Família Real portuguesa em 1808, o Brasil viveu um desenvolvimento jamais experimentado. Feito sede do Império português, ganhou autonomia, instituições... Cresceu, enriqueceu e se desenvolveu. E por isso, foi durante a condição de reino que enfrentou as maiores tensões com Portugal, abandonado que estava do outro lado do Atlântico. Quando as cortes portuguesas ordenam a volta de D. João VI a Portugal, o Brasil se vê ameaçado de perder a autonomia que havia conquistado e propiciado seu desenvolvimento até então.
Ameaçado pelas cortes portuguesas de "voltar à condição de colônia", em 7 de setembro de 1822 o reino é desmembrado com a declaração de independência do Brasil pelo Príncipe Herdeiro Dom Pedro de Alcântara. E é como uma Monarquia Constitucional que o nosso país vem a nascer como nação independente. D. Pedro faz a nossa independência, consagra a separação e funda o Império do Brasil, sendo aclamado e coroado nosso primeiro Imperador.
O Império do Brasil possuiu dois monarcas: D. Pedro I, que reinou de 1822 até 1831, e D. Pedro II, que reinou por 48 anos até 1889. O Primeiro Reinado foi marcado, no seu fim, por um grave crise política que levou à abdicação de D. Pedro I. O Segundo Reinado iniciou-se com um período de regências que se seguiu até a coroação de D. Pedro II. Cognominado ‘‘O Magnânimo’’, D. Pedro II foi o maior estadista de nossa história e é considerado por muitos como o maior brasileiro de todos os tempos. Seu reinado propiciou um longo período de estabilidade e de progresso contínuo para o Brasil. Seu reinado, assim como o Império, teve fim em 15 de novembro de 1889, quando um golpe militar - levado à cabo por uma pequena parcela do Exército, e sem apoio popular - pôs fim à Monarquia.
E foi desse golpe que a República nasceu. O resto dessa trágica história você já sabe.
Portanto, não confunda: não pretendemos restaurar o Brasil à condição de colônia ou restabelecer uma união com Portugal. Esqueça isso. O Brasil tem uma dinastia própria, uma Família Imperial, nasceu (enquanto nação independente) como um Império e é esse Império que queremos ver restaurado, pelo bem do Brasil.
Saiba mais sobre o parlamentarismo monárquico, o Brasil que tivemos e o Brasil que queremos, acesse: www.digasimamonarquia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário