segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Aprenda a fazer seu próprio sabão

FAÇA O SEU PRÓPRIO SABÃO DE LAVAR ROUPAS
Sabão caseiro com óleo de cozinha e limão.
Assim fica o sabão depois de pronto
Já tentamos várias receitas de sabão, algumas com bom resultado e outras nem tanto. Se pesquisar na web você vai achar várias receitas, no entanto poucas são tão simples e não utilizam gordura animal. Essa receita nos surpreendeu. É muito simples, com poucos ingredientes e funcionou já na primeira vez. Talvez a grande sacada dessa receita seja o fato de aconselhar a melhor fase da lua para fazer o sabão: ele deve ser feito entre a lua crescente e a cheia. Resolvemos experimentar e fazer na lua recomendada e o resultado ficou ótimo.

Ingredientes:
Aproveitamos que é época de limão cravo para fazer essa receita

3 litros de óleo de cozinha usado (peneirado ou coado para retirar as impurezas)
500 gramas de soda cáustica em escamas
1 litro de suco de limão
Aquecer o óleo até deixá-lo morno. Num balde plástico colocar o suco de limão e em seguida acrescentar a soda, mexer um pouco para dissolver e ir acrescentando o óleo morno. Ir mexendo até adquirir o ponto de doce de leite (mais ou menos uns 15 minutos, até o óleo esfriar). Colocar em um recipiente (nós usamos um bandeja coberta com filme plástico para facilitar) e aguardar endurecer para cortar.
Sabão pronto para ser desenformado e cortado
Pode-se acrescentar essências se desejar um perfume mais forte, mas com o limão já basta para deixá-lo com um cheiro neutro.
Atenção: Muito cuidado na manipulação da soda, usar luvas e não deixar crianças e animais domésticos por perto. Não utilize recipintes e colheres de metal para fazer essa receita. Sempre utilizar recipientes plásticos para fazer o sabão e colher de madeira para mexer. As receitas são apenas indicativas e vários fatores podem alterar o resultado.
Uma vantagem de se fazer sabão caseiro é dar utilidade para o óleo utilizado em frituras. Nós não temos excedente de óleo, mas pedimos para amigos e conhecidos armazenarem e nos enviarem quando tiverem maior quantidade. Outra vantagem comprovada é que as mãos sofrem muito menos ressecamento com esse sabão. O sabão industrial, além de ácidos graxos de origem animais, pode conter vários ingredientes, como glicerina, corantes, anti-redepositantes, fragrâncias artificiais entre outros.




Fonte-créditos-http://chacaradasflorescampestre.blogspot.com.br/ e conheça minas/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário