segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ética e Deontologia Jornalística...

Ética e Deontologia Jornalística são dois conceitos interligados, mas diferentes. Aprofundemos melhor estes dois conceitos de forma básica:
Entende-se por Ética o pensamento moral do homem, um conjunto de valores e princípios aceites ou descobertos de forma livre e consciente, que regulam o comportamento do homem. E por Deontologia um conjunto de regras e princípios que regem a conduta de um profissional, estudando os deveres que determinam a sua profissão.

Ou seja, Ética Jornalística é um conjunto de aspectos morais do jornalista, é uma obrigação prática profissional baseada na livre ação da pessoa e do seu carácter moral. É por assim dizer, o bom senso do jornalista, que o público á partida deseja e exige que ele o tenha. Já a Deontologia Jornalística diz respeito a um conjunto de regras e obrigações que se exigem do profissional, determinando o jornalista e a sua profissão através de Códigos Deontológicos.
Ambas necessitam de uma prática constante, pois na realidade devem ser uma preocupação presente em todo e cada trabalho jornalístico, como por exemplo, verificar sempre se o seu trabalho respeita a imparcialidade, a confidencialidade das fontes (e se a fonte é real), a objetividade, se é conciso, claro, concreto, etc. Contudo a questão que se impõe é se com a Internet a Ética e a Deontologia irão permanecer, pois num mundo com tanta informação e onde tudo é tão rápido e cada um escreve o que quer, será que estes dois conceitos tão importantes irão acabar ?


Como meio democrático que o Jornalismo é, e sendo utilizado em que meio de comunicação social for, deve essencialmente informar o público de tudo o que se passa á sua volta, contudo é necessário respeitar a privacidade e liberdade do cidadão. Só assim o jornalismo poderá continuar o meio mais democrático de sempre.



Postado:


Werley Fernandes - MTB 79.590

Nenhum comentário:

Postar um comentário