terça-feira, 18 de abril de 2017

Receita de Feijão Tropeiro

Essa receita é brasileiríssima, típica das culinárias mineira, paulista e goiana

CARNES

Esse prato tipicamente brasileiro é uma mistura de feijão, farinha de mandioca, linguiça, ovos, torresmo, alho, cebola e outros tipos de temperos. Muito apreciado em estados como Minas Gerais, São Paulo e Goiânia, o feijão tropeiro não precisa de acompanhamentos. Confira o passo a passo e aprenda a fazer um tradicional e delicioso!

INGREDIENTES

700 g de feijão carioquinha cozido e sem caldo1 xícara (chá) de farinha de mandioca250 g de cubinhos de bacon150 g de linguiça calabresa120 g de torresmocebolas médias bem picadinhasdentes de alho em pedaços pequenos1 xícara (chá) de cebolinha5 ovos1 maço de couve cortado bem fininho e refogado1 colher (sopa) de banha de porcoA gosto: sal e pimenta do reino

Imprimir receita

Modo de Preparo

Comece fritando o bacon e a calabresa em panelas diferentes. Use um fio de azeite para a calabresa, o bacon se frita sozinho.Reserve a calabresa. Na panela do bacon acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Depois coloque a banha de porco e os ovos e mexa tudo, como se estivesse fazendo ovo mexido.Lembra da linguiça calabresa? É hora de acrescentá-la na mistura. Coloque também todos os temperos que deseja (sal, pimenta, cebolinha). Misture bem.Pegue o feijão carioquinha cozido e sem caldo e misture na panela. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos para que ele absorva os sabores. Desligue o fogo.Coloque tudo em uma tigela grande e coloque o resto dos ingredientes (já prontos): torresmo e couve. Misture bem e sirva em seguida.

Você sabia?

- O feijão tropeiro é um prato típico da culinária mineira que conquistou os estados de São Paulo e Goiânia. Ele surgiu no período colonial com as tropas de homens que, a cavalo ou em lombo de burros, faziam o transporte de diferentes mercadorias. Durante as expedições eles se alimentavam da mistura de feijão, farinha de mandioca, ovo e diferentes tipos de carne, uma forma de ter uma alimentação completa sem ocupar muito espaço nas bagagens. 

+ Faça um tutu de feijão tradicional em casa

- Para os turistas que vistam Belo Horizonte ou qualquer outra cidade de Minas Gerais, pedir feijão tropeiro em um restaurante é quase uma obrigação. 






Link deste artigo: http://receitanamesa.ig.com.br/carnes/2017-04-18/feijao-tropeiro.html

Fonte: Receita na mesa - iG @ http://receitanamesa.ig.com.br/carnes/2017-04-18/feijao-tropeiro.html?utm_source=flash1&utm_campaign=campanha-home-ig&utm_medium=midia-home-ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário