domingo, 2 de novembro de 2014

Baixo nível do Rio Paraíba do Sul


Seca na Bacia do Rio Paraíba do Sul pode causar apagões no estado
Riscos para a população com a pior estiagem em 80 anos vão além da falta d’água

FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - Especialistas alertam que a pior seca em 80 anos deve causar transtornos além da falta d’água no Estado do Rio: apagões de energia e aumento do número de doenças gastrointestinais também são fantasmas que assombram as próximas estações.

A estiagem que castiga a Bacia do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de 14 milhões de pessoas, tende a se agravar. Mas já deixou a Represa do Funil, em Itatiaia, no Sul Fluminense, operando com 10% de sua capacidade de geração de energia — o segundo pior índice desde que entrou em atividade, em 1969.

A bela paisagem não anima: reservatório do Funil, em Itatiaia, funciona com a capacidade quase comprometida
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
Além do desabastecimento na maioria das 37 cidades que captam água diretamente do manancial nos estados do Rio, de São Paulo e Minas Gerais, o colapso do sistema afeta em cheio a geração de energia elétrica e pode causar surtos de doenças provocadas pelo consumo de água de poços artesianos contaminados, alternativa que virou febre, como na Baixada Fluminense e na Zona Oeste.
Em abril, relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico já havia adiantado que a bacia corre o risco de praticamente secar até o final do ano, caso não chova o suficiente, alcançando o negativo recorde de 1,8% de sua capacidade. Hoje, está na casa de 5%. David Zylbersztajn, do conselho de administração da Light e sócio-diretor da DZ Negócios com Energia, já garantiu que o sistema elétrico brasileiro não terá energia suficiente em 2015.
Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário