quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Água: uso consciente X desperdício

CONSUMA ÁGUA RACIONALMENTE

Você já parou para pensar como a água é importante? Você já se imaginou vivendo sem água? Isto seria realmente impossível! A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.

O objetivo dessa matéria é levar os leitores do blog  a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Segundo dados da Agência Nacional de Águas, no Brasil, são cerca de 250 litros de água ou mais que uma pessoa gasta diariamente com seu banho, higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e claro, a água que se bebe.

Escovando os dentes ou fazendo a barba: se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes ou faz a barba, você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira. Com a barba é bom  abrir um pouquinho a torneira, molhar o rosto, passar o creme de barbear, fechar a torneira, fazer todo o processo e somente depois finalizar com a água.

Torneira aberta é igual a desperdício.  Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros de água por dia.


Dica de economia: ensaboe a mão, louça ou objetos com a torneira fechada.

É difícil encontrar uma criança que não goste de brincar com água, seja na piscina, no mar, no rio ou até no quintal de casa. Pode ser que algumas briguem para entrar no banho – mas só até elas perceberem que brincar dentro no chuveiro também pode ser uma delícia. Mas aí mora um grande problema: a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada. Cerca de 97% da água que existe no planeta é salgada. Do restante, 2% está congelada e somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas, população atual da Terra. O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso à água. Em regiões da África e do Oriente Médio, há quem não encontre água potável e tenha de recorrer à compra em locais distantes de onde moram.

Por conta da Bacia Amazônica e do Pantanal, o Brasil conta com grandes reservas de água doce no mundo. Esse fato costuma provocar, no inconsciente coletivo, uma falsa impressão de que o recurso é inesgotável. E o povo brasileiro acaba figurando entre os que mais gastam e desperdiçam água no mundo. Infelizmente, muita gente ainda lava as calçadas com mangueiras que não controlam a saída de água – conduta que, em algumas cidades, como São Paulo, é proibida e passível de multa. Isso, sem contar os banhos demorados: 15 minutos com o chuveiro elétrico ligado consomem, em média, 45 litros de água.

A escassez de água ao redor do planeta indica que a preservação do recurso deve ser praticada e disseminada em todos os países, independentemente da reserva que possuem. Os próximos 50 anos serão decisivos, pois as projeções apontam que, nesse prazo, metade da população mundial conviverá com a falta de água caso nenhuma providência seja tomada. Portanto, hoje, mais do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida.


POUPE ENERGIA ELÉTRICA

Não adianta poupar só água, afinal, a energia elétrica também faz parte do ciclo de economia. Ar condicionado, por exemplo; quando o aparelho estiver funcionando, mantenha as portas e janelas fechadas; Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado; evite o frio excessivo regulando o termostato.
Apague sempre as luzes de casa durante o dia;
Prefira sempre as lâmpadas econômicas;
Desligue da tomada todos os equipamentos que ficam com as luzes em “stand by” (acesas);
Esse é o momento em que todos nós devemos nos unir e começar a economizar, porque senão vai faltar água!

Um grande abraço!


Editor...

Um comentário:

  1. Boa tarde fico com muita dó que aqui onde eu moro eles lava as caixa publica e solta toda a agua nas ruas fica um dia todo aquela agua caindo,eles deveria reaproveitar essa agua em caminhões e usar em outras coisas,ai se nos soltar agua lavar calçada eles multa,tantos rios secando e esse desperdício um dia todo aqui em Rio Preto só aqui perto de casa 3 dias isso cada dia em uma caixa é o final dos tempos mesmo.

    ResponderExcluir