quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Últimas notícias da Prefeitura sobre as chuvas em Caraguá

Informação de utilidade pública:
Quatro casas no bairro Casa Branca e sete no Olaria foram interditadas ontem (3/2/2015) à tarde depois de vistoria de técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e da Defesa Civil de Caraguá.

Nos dois bairros houve deslizamentos de terra que atingiram várias residências durante as fortes chuvas entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. A previsão de chuva para janeiro, em Caraguá, era de 120 mm. Somente na última sexta (30), foram 113 mm. Nos três dias, o índice acumulado chegou a 193,3 mm. Na segunda (2) houve uma precipitação de 8 mm. Terça (3) não choveu no município.

O diretor da Defesa Civil de Caraguatatuba, Oduvaldo Romano, acompanhado do capitão Paulo Roberto Silva Baione e do cabo Fabiano Soares da Silva, ambos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, e também do especialista ambiental, Eduardo de Andrade, do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e do geólogo contratado, Pedro Machado Simões estiveram na Rua Rosa Zaite Cury, 63, Casa Branca, onde uma moradia foi invadida por um escorregamento de terra, e no número 254, onde a o terreno da casa está instável.

A moradora da residência 63 B, Kátia Regina da Silva, 35 anos, disse que o deslizamento de terra atingiu a casa por volta das 18h30, no sábado (31). Estavam ainda no local o marido, as três filhas e uma neta. “Levamos um grande susto. Ainda bem que não aconteceu nada de grave. Fomos para a casa de minha mãe”, contou.
Residente da casa 254, Érica Macedo dos Santos, 25 anos, disse que a casa foi inundada por água e lama, obrigando a família de seis pessoas a ir para casa de parentes.

Os técnicos avaliaram que as moradias 63 A e 63 C, ao longo da encosta dessa mesma rua, que também podem ser atingidas por deslizamentos de terra. No relatório final, interditaram as residências 63 A, B e C e a de número 254. Por enquanto, os moradores não poderão retornar às suas casas.

No bairro Olaria, os profissionais interditaram as casas 6, 37, 40, 42, 291, 300 e 310, da Rua Santa Rita de Cássia. Todas estão situadas na base de uma encosta e foram atingidas por escorregamentos de terra.


Assistência - O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, disse que o Governo Municipal de Caraguá faz uma ação preventiva com as famílias que estão em área de risco. Segundo ele, vários moradores de áreas de risco já estão inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida. As famílias que estão em abrigos da Prefeitura estão sendo plenamente atendidas em suas necessidades.

fonte: matéria extraída do site da prefeitura: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário