quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Curiosidades do Sushi e do Sashimi...

Vou colocar algumas matérias para os apaixonados por Sushi e Sashimi. Aqui postaremos algumas receitas, curiosidades, opiniões sobre restaurantes, etc. Participem, comentando e postando também suas opiniões sobre os melhores (e os piores) locais para apreciarmos essa maravilha da cozinha japonesa.

A combinação certa para se apreciar um bom Sushi

Alguns de meus próximos posts, serão receitas, formas de preparo completo, desde o peixe inteiro. Mas acredito que será mais a título de curiosidade. Porque?
Bem, ao menos para mim, existe uma combinação para se apreciar um bom Sushi. Essa combinação é composta por três fatores: 

O ambiente; 
A Variedade; 
Peixes Frescos.

Dificilmente poderemos ter essa combinação em casa.
Ok, ainda pagamos caro por essa combinação, mas com a ajuda dos sites de compras coletivas, o Sushi esta se popularizando, e isso vai fazer com que, aos poucos, o preço vai caindo. 
Podemos ver isso em uma comparação entre Caraguatatuba e São Paulo.
Dificilmente temos promoções atrativas em Caraguatatuba,  e mesmo na promoção, um combinado fica entre R$ 60,00 e R$ 120,00. Percebemos que está crescendo, por aqui, o número de restaurantes japoneses e consequentemente as promoções com os rodízios, que compensam mais. Mas ainda estão caros em comparação com outros lugares. Em São Paulo, por exemplo, existem várias promoções todos os dias, talvez pelo fato da grande concorrência. Hoje por exemplo, navegando pela internet, percebi que tem mais de 30. E dessas promoções, várias são rodízios, o que  temos em Caraguá, mas não com os preços iguais da capital. Além de que os preços em São Paulo, mesmo fora das promoções, estão bastante atrativos.
Portanto, com valores mais acessíveis lá em São Paulo, fazer um Sushi em casa, não vai fazer muito sentido. 
Por aqui ainda compensa reunir a família, chamar os amigos e preparar em casa mesmo um belo sushi.

Conhecendo o Salmão

Com a sua carne brilhante alaranjada, o salmão (em japonês Sake) é provavelmente o peixe mais facilmente reconhecível nos restaurantes. No entanto, raramente é comido cru no Japão, sendo geralmente consumido grelhado ou salgado (Barber e Takemura, 2008). Já na Europa é um dos peixes mais utilizados na preparação de sushi. Existem dois tipos de salmão, o do Atlântico (que também ocorre em Portugal) e o do Pacífico, atualmente produz-se salmão em aquacultura.

O salmão é um grande peixe da família Salmonídeo, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.

O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.

A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.

Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, tubarões, baleias e seres humanos.

Bom galera, hoje fico por aqui! Logo postarei receitas sobre sushi e outros pratos japoneses. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário