domingo, 14 de agosto de 2016

História do molho Béchamel...

Béchamel.O nome pode soar levemente conhecido, talvez difícil de pronunciar ou totalmente alheio a nossa realidade, mas creia, ele é mais presente na sua vida do que você imagina.
Você sabia que o molho béchamel é um dos quatro molhos mais importantes da gastronomia? Não? Então confira a história e aprenda como prepara-lo com a gente.Sabe aquela saborosa massa ao molho branco ou aquele gratinado feito com perfeição e que tanto amamos? Podemos dizer que são todos fruto de uma paixão eterna: a dos franceses pelo creme de leite e pela manteiga. Desse amor antigo nasceu um dos principais e talvez mais fundamentais molhos da gastronomia francesa, o béchamel, considerado uma das quatro bases mais utilizadas para a preparação de variados pratos mundo afora.
Sua história, assim como suas incontáveis facetas, é vasta e muitas vezes contada de modo equivocado. Segundo a Larousse Gastronomique, famosa enciclopédia gastronômica sem a qual a história seria difícil de comprovar, o béchamel original era composto apenas de creme de leite fresco e molho velouté, um molho branco feito com caldo de vitela, frango ou peixe, engrossado com a mistura básica de partes iguais de farinha de trigo e manteiga, chamada na culinária francesa de roux.
Pela necessidade ou pela criatividade de outros cozinheiros, o molho, anos depois, ganhou então uma versão chamada clássica, onde o creme de leite é substituído por leite temperado por infusão com cebola, louro e noz-moscada, assim como o velouté substituído apenas peloroux (farinha de trigo e manteiga). Ou seja, considerando as devidas diferenças, podemos dizer que o molho béchamel original é uma mãe para todos os molhos, pois a partir dele são criadas milhares de variações, inclusive o nosso molho branco básico brasileiro.
Quer provar todo o sabor do delicioso molho béchamel na sua casa? Então confira a receita:

Molho Béchamel

Ingredientes

  • 1 cebola pequena cortada ao meio
  • 1 folha de louro grande
  • 300ml de leite
  • 40g de manteiga
  • 40g de farinha de trigo
  • sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo

Ferva o leite em uma panela e despeje-o em um bowl, juntando a cebola e o louro. Deixe repousar por 15 minutos e descarte os temperos. Reserve o leite.
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo, refogando-a por dois minutos. Retire a panela do fogo e adicione o leite temperado aos poucos, mexendo agilmente para que a farinha não empelote durante o processo. Se preferir, utilize um fouetpara facilitar a mistura dos ingredientes. Retorne a panela ao fogo baixo e continue a mexer sempre, até que o molho engrosse, fique liso e homogêneo. Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada e sirva em seguida.
Viu como é simples preparar um autêntico molho béchamel clássico? Você pode incluir outros ingredientes à receita e criar diferentes pratos com ele. Boas opções são os queijos, legumes, cogumelos e ervas, como a salsinha, a cebolete e o coentro.
Agora é só preparar uma deliciosa massa fresca e servir com este saboroso ‘molho mãe’. Depois compartilhe conosco as suas impressões. Comente!



fonte: Créditos/Reprodução/Foto: http://amo.kitchenaid.com.br/receitas/receita-molho-bechamel-como-surgiu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário