terça-feira, 2 de agosto de 2016

Whatsapp corre grande risco de ser banido do Brasil

MPF diz que WhatsApp fere Marco Civil e ameaça banir app

Após seguidos bloqueios do WhatsApp no Brasil por não fornecer informações sobre conversas em investigações criminosas, o Ministério Público afirmou em nota que o mensageiro pode ser "inadequado para o Brasil" e que o acesso a ele pode ser suspenso indefinidamente.
O Facebook, dono do WhatsApp, já teve R$ 38 milhões bloqueados por descumprimento de ordens judiciais — e o vice-presidente LATAM da rede social, Diego Dzodan, também já foi preso pelos mesmos problemas.
Mas qual é a briga que existe entre órgãos legisladores e Facebook/WhatsApp? A justiça vem pedindo constantemente para as empresas ajudarem em investigações. Nos casos, é pedido a quebra do sigilo de conversas. Ficando ao lado dos usuários, Facebook/WhatsApp negaram a ajuda específica.
Segundo o Ministério Público, essa ausência de colaboração fere o Marco Civil da Internet e, por isso, sanções devem ser tomadas. Por causa das frequentes disputadas, o MPF, ao lado de outros ministérios públicos estaduais, deixou claro em nota que o WhatsApp pode voltar a ser bloqueado e, se nada mudar, poderá até ser banido.
O WhatsApp alega que não pode fornecer as conversas, principalmente porque elas possuem criptografia de ponta-a-ponta. Ou seja: ninguém tem acesso ao que foi escrito, além dos próprios usuários.
Veja mais informações e a nota completa do Ministério Público no site do Tecmundo e Catraca Livre.

Fonte/Foto/Créditos/Reprodução: https://catracalivre.com.br e Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário