domingo, 25 de setembro de 2016

Receita da tarde: Porção de Fígado com jiló


Quem é de fora costuma achar estranha a combinação desses dois ingredientes como tira-gosto de bar. No entanto, poucas experiências gastronômicas são tão belo-horizontinas quanto comer uma porção de fígado com jiló em algum dos bares do Mercado Central, num sábado ou domingo de manhã. Vai bem demais com uma ou 12 cervejas bem geladas.
Ingredientes:
1 k. de fígado, cortado em bifes mais grossos
6 jilós fatiados em rodelas
3 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas em rodelas
1 colher de sobremesa/rasa de Tempero Mineiro (é uma mistura de vários ingredientes)
sal (para salmoura do jiló)
óleo de soja
Pimenta biquinho à gosto
Molho inglês à gosto
Modo de Fazer:
Corte os jilós em rodelas, passe um punhado de sal e esfregue. Deixe agindo por uns 3 a 5 minutos para tirar a nódoa. Depois, passe em água corrente, só para tirar o amargo dele. (cuidado para não salgar).
Fatie os bifes em tiras (iscas) e tempere. Coloque o fígado já temperado na chapa bem quente e deixe selar. Vá dando umas viradinhas, para pegar gosto. Coloque um pouco de molho inglês e alho sobre as iscas.
Na mesma chapa e ao lado, coloque o jiló em rodelas já lavado. Salpique um pouco de alho picado e vá mexendo. Espalhe o jiló na chapa, de modo que não fique amontoado, para que possa cozinhar por igual. Na mesma chapa e novamente, coloque ao lado a cebola fatiada no fatiador de batatas para grelhar também. Depois, misture tudo bem misturado e sirva. Segredinho: quando estiver quase tudo pronto e antes de tirar da chapa, coloque 1 colher de sopa de manteiga e dê uma revirada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário